Festa Junina - Passos para Quadrilha

Festa Junina Quadrilha
fonte:http://www.smartkids.com.br/trabalho/festa-junina-quadrilha
Festa Junina Quadrilha
Chegou a hora da fogueira… É noite de São João…
Em junho começa um período de festas por todo país. Tem que ter fogueira, doces típicos, brincadeiras divertidas e… Quadrilha!!! Afinal, não háfesta junina sem quadrilha!
Essa dança que agora é típica de nosso país começou a ser praticada por aqui desde 1820. Chegou até nós seguindo a tradição das cortes europeias, principalmente na França, local em que o casamento dos nobres era festejado com muita pompa. Como no Brasil a festa se popularizou, os tecidos pomposos foram substituídos pela chita, que é um tecido mais barato e o casamento nobre foi adaptado para ser uma encenação.
É muito fácil dançar quadrilha!
A dança começa quando forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros, uma diante da outra e separadas por uma distância de 2,5m. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama.Seguem os dez passos principais:
  1. Cumprimento às damas ou “cavalheiros cumprimentar damas”;
  2. Cumprimento aos cavalheiros ou “damas cumprimentar cavalheiros”;
  3. Damas e cavalheiros trocam de lado;
  4. Começa o grande passeio e as filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira;
  5. Cavaleiros trocam de damas;
  6. Forma-se o grande túnel em que os casais, de mãos dados, vão andando em fila e com as mãos erguidas formam o túnel;
  7. Para movimentar a dança, alguém grita: - Olha a cobra! E damas e cavalheiros, que estavam andando em um sentido voltam em sentido contrário para evitar o perigo;
  8. Forma-se então o caracol e damas e cavalheiros, que estão em fila única. Ao ouvir o comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.
  9. É importante coroar as damas e cavaleiros, e pas isso as damas ficam ao centro e os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços sobre as cabeças das damas, em seguida, abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. O mesmo é feito para os cavaleiros.
  10. É hora da despedida… De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente e em fila, saem no galope, acenando para o público. A quadrilha está terminada.
Casamento caipira
É a hora mais divertida da festa! Neste casamento “de mentira”, a noiva fica grávida antes de casar e o pai dela, que é muiiiiito bravo, faz o noivo casar de qualquer jeito. O noivo tenta fugir, mas e arrastado de volta ao altar pelo delegado.
Há variações nas histórias da quadrilha, outra história engraçada para a quadrilha é aquela em que o ex-namorado rouba a noiva. Os diálogos são improvisados e a preocupação dos personagens é carregar bastante no sotaque caipira.
Depois que o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha. É uma gargalhada só!
Músicas para quadrilha
Para acompanhar a quadrilha não pode faltar a música característica e os instrumentos mais utilizados são: acordeão, pandeiro, zabumba, violão, triângulo e o cavaquinho. Há músicas variadas que podem ter o estilo de marchinhas ou mesmo forró. Separamos algumas para você conhecer,clique aqui!
Roupas e maquiagem
As roupas para as festas juninas e principalmente para quem vai dançar a quadrilha devem ser muito coloridas. Para as meninas é importante usar muitos babados e uma meia listrada bem colorida. Nem precisa pensar em combinar nada, o importante e caprichar nos acessórios: chapéu de palha, as tranças, as pulseiras, os anéis e tudo que for muito colorido.
Para os meninos não deve ser muito diferente; as calças também devem ser remendadas, a camisa deve se xadrez de preferência, o chapéu de palha e botas não pode faltar.
A maquiagem é importante!
As meninas podem usar um pó para deixar o rosto uniforme, um traço com delineador ou lápis para olho preto só nos cílios superiores, sombra rosa ou outra cor bem clarinha, o blush rosa deve ficar bem forte nas bochechas e não esqueça das pintinhas no rosto, bem pequenas com lápis para olho preto e um batom rosinha.
Os meninos também usam maquiagem, principalmente o lápis para olho preto sobre as sobrancelhas para o bigode, barba ou cavanhaque e as costeletas.
As roupas e maquiagem podem variar de acordo com o estilo de cada pessoa, mas o mais importante é entrar no espírito da festa e deixar a alegria e a diversão tomar conta!
Curiosidades:
Os caipiras são muito chiques e falam até “estrangeiro”!
Veja alguns dos termos utilizados na quadrilha:
BALANCÊ (balancer) – Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.
ANAVAN (en avant) – Avante, caminhar balançando os braços.
RETURNÊ (returner) – Voltar aos seus lugares.
TUR (tour) – Dar uma volta - com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.

Nenhum comentário:

Direitos autorais

Direitos autorais