CORPUS CHRISTI - A FESTA NO BRASIL

                                                     
                                       
                                                    A FESTA NO BRASIL
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, em Goiás, no Brasil, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Também enfeitam-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum. Esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, no Brasil, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos.
O município de Matão, em São Paulo, no Brasil, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, dolomitas, serragem e flores que formam uma cruz que se estende por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e beleza. No ano de 2011, Matão realizou a 63ª edição do Corpus Christi, onde mais de 70 toneladas de materiais foram usados para compor os desenhos. A expectativa dos organizadores é que o evento atrairia um público total de 80 mil pessoas. A praça de alimentação do evento fica por conta das entidades filantrópicas da cidade.
A cidade de Mariana, em Minas Gerais, no Brasil, comemora a festa de Corpus Christ'i' enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas.
As cidades paulistas de Jaguariúna,Monte MorSanto AndréSantana de ParnaíbaSão Joaquim da Barra, além da baiana Jacobina, também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas - tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
Em Caieiras, a juventude da cidade promove, com sua criatividade, tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antônio até a Igreja de São Francisco de Assis, num trabalho que dura doze horas e que é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.
Em Porto Ferreira, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade. Arrecadam-se alimentos que integram os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa e, após a solenidade, são doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Esta iniciativa é realizada desde 2008.
Em Borborema, em São Paulo, no Brasil, as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos, produzidos pelas mais de 50 lojas e fábricas da cidade. Após a procissão, tudo é vendido e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpus_Christi


Feriado Corpus Christi 2013 
feriado de Corpus Christi 2013 é um dos mais aguardados do ano, porque é um feriado nacional. Então vamos conferir a data do Corpus Christi 2013 para poder organizar  o que fazer nesse feriado prolongado de 2013.
feriado corpus christi 2013 Corpus Christi 2013   Feriado
Todos os anos as datas dos feriados alteram e quando cai no final de semana (sábado ou domingo) ninguém gosta, porque não da para aproveitar bem o mesmo, e as pessoas acabam tendo que trabalhar da mesma maneira, e por isso que iremos conferir hoje a data de um dos feriados mais esperados para esse ano, que é o Corpus Christi 2013.
feriado de Corpus Christi 2013 é muito aguardado, alias qualquer feriado aqui no Brasil é aguardado, ainda mais porque as pessoas querem usar o mesmo para poder viajar, descansar ou sair da rotina, então realmente vale a pena esperar o mesmo. E as pessoas que adoram feriados temos uma boa noticia, a data do Corpus Christi 2013 está caindo em um ótimo dia da semana.
dia do Corpus Christi 2013 cairá justamente na quinta-feira, e isso  vai agradar muito as pessoas, ainda mais aquelas que arrumam uma folga na segunda para deixar o final de semana bem maior também. E esse feriado será muito bem aproveitada para quem conseguir folga na  quinta, mas ainda tem aquelas empresas que trabalham no sábado.
E a data do feriado Corpus Christi 2013 caiu em um ótimo dia, na opinião de muitas pessoas, e quem adora viajar vai ter ai quinta, sexta, sábado e domingo para aproveitar, por isso que vale a pena mesmo você já ir pensando e organizando algo para fazer nesse dia tão especial. E odia do Corpus Christi 2013 será no dia 30 de maio, portanto, já veja a sua programação para esse dia, porque até lá se você deixar para ultimo dia você não encontrará nada para fazer e terá que ficar em casa mesmo.
Agora que você já sabe o dia do feriado prolongado Corpus Christi 2013 que é dia 30 de maio na quinta feira, o próximo passo é organizar o que fazer nesse feriadão.

2 comentários:

Adriana Dezerto disse...

Parabéns pelo blog. Estou seguindo e aguardando sua visita!Beijão

Profª Rosa Maria disse...

Olá amiga Jândar, desculpe se demorei responder seu comentário. Estava dodói. Divulgarei seu trabalho sim com o maior prazer. Bjs

Direitos autorais

Direitos autorais