1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO





Dia do Trabalhador no Brasil

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.
DIA DO TRABALHO - 1º DE MAIO


O Dia do Trabalho é uma data universal.
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.




Dia do Trabalho
Todas as profissões são importantes para nossas vidas
Assim como outras datas importantes são comemoradas em nosso país, trabalhadortambém ganhou um dia especial em sua homenagem, o dia 1º de maio.
É um dia de comemoração mundial, pois o crescimento das nações depende do trabalho dos homens. Porém, alguns países comemoram em dias diferentes.
Esta data tornou-se oficial a partir de setembro de 1925, quando o presidenteArtur Bernardes criou um decreto específico para o dia do trabalhador.

Produção industrial – grande número de funcionários
É importante que as pessoas trabalhem, pois além de conquistar melhores condições de vida, o trabalho causa bem-estar nas mesmas, pois ocupam seu tempo com acontecimentos úteis e benéficos.
Todos os trabalhadores devem ser respeitados em suas profissões, pois todas são importantes para nossas vidas e para o bem-estar da comunidade, como o gari, o lixeiro, o padeiro, o motorista, o porteiro, a faxineira, a empregada doméstica, o carteiro, o médico, o dentista, o comerciante, dentre várias outras.

Lixeiro - uma das profissões mais difíceis
É importante que os trabalhadores sejam responsáveis com seu trabalho, pois assim poderão exigir que recebam um salário digno e justo pelo mesmo. Além disso, é importante também que uma classe trabalhadora seja unida, pois juntos conseguem lutar pelos seus direitos.
Assim poderão ter uma vida digna, com condições humanas de sobrevivência, podendo sustentar suas famílias, comprar produtos necessários para suas casas, como mantimentos, móveis e utensílios domésticos, roupas, sapatos, cuidar da saúde e se divertir.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

































Nenhum comentário:

Direitos autorais

Direitos autorais