Sugestão de atividades para aluno Autista


Atividade de Matemática para Alunos com Autismo


Nesta atividade pedagógica apresentarei mais um recurso de aprendizagem com o enfoque na matemática. Esta atividade foi pensada levando em consideração o interesse restritivo do aluno com autismo. Para saber mais leia a postagem Acessibilidade e Autismo - Materiais Pedagógicos publicada neste blog.


Primeiro conheça quais as preferências do aluno, por exemplo, nesta atividade usei figuras do Pica-pau, shrek, Xuxa, Ben 10, Era do gelo, Bob Esponja, Ivete Sangalo e carros, pois parte do sucesso da atividade está na escolha da temática que deve ser de acordo com o interesse do aluno em questão.

O objetivo é trabalhar:

• Cores;

• Números;
• Seqüência numérica;
• Identificação dos personagens

Os materiais usados:




• Papel cartão nas cores vermelha, azul, amarelo, verde e branco;
• Figuras de personagens (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet);
• Bolas nas quatro cores primárias (essas bolas podem ser feitas com jornal amassado e coberto com fita colorida)
• Velcro



A confecção :

1-Recorte o papel cartão branco no tamanho 50cm x 50cm, essa vai ser a base (se preferir use papelão);
2-Cada quadrado que compõe a atividade tem 2cm de altura e 7cm x 7cm de tamanho, distribuídos nas quatro cores.
3-No fundo do quadrado cole as figuras distribuindo-as de forma que elas possam se repetir. Foi usadas figuras do Pica-paushrekXuxaBen 10Era do gelo, Bob EsponjaIvete Sangalo carros.
4-No centro de cada quadrado na parte superior cole um pedaço de velcr
o, onde vão ser grudados os números.
5-Recorte o papel cartão branco no tamanho de 2cm x 3cm, cole no verso, pedaço de velcro e na frente numere de 1 a 20.
6-No centro do tabuleiro vai ficar um quadrado maior de 14cm x 14cm onde serão dispostos os números, bolas e tampas de pet.

Observe a figura ao lado para seguir como modelo.

O nome da atividade é “Cada número no seu quadrado”.




O desenvolvimento:


1- Disponha a atividade para que os alunos possam explorar, visualizando-a e ao mesmo tempo chamando a atenção para a atividade.
2- Peça para identificarem os personagens e se o aluno não verbaliza, neste momento aponte e fale o nome de cada personagem.





3- Der a bola de uma cor e peça para 
colocar no quadrado de mesma cor, também pode pedir para colocar em um quadrado de um personagem específico.





4- Com os números peça para o aluno grudá-los nos quadrados de forma ordenada. Explore a atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo não conhece os números, entregue cada número na mão dele pedindo para grudar no local indicado por você e vai identificando cada um. Também se preferir pode usar tampas de pet para usar nos quadrados
pedindo ao aluno para significar ou relacionar o número com a quantidade.
Para cada nível de aprendizagem do aluno use o grau de dificuldade adequado.
Experimente fazer seu material, aplique a Atividade de Matemáticacom seu filho/aluno/paciente com autismo. Depois compartilhe conosco os resultados alcançados.
Use a sua experiência e criatividade.

Boa sorte!


Joaquim Melo.

BOLG: Autismo no Amazonas



Livro de Atividades para alunos com autismo /Linguagem/Matemática...



Nesta postagem apresentamos mais uma atividade com o recurso da personalização, do significar, do fazer sentido, da busca do que já existe no olhar desse aluno com autismo, pois é uma estratégia que já foi aplicada e, na prática deu certo, por isso compartilhamos com todos.

No âmbito educacional, uma das grandes dificuldades de pais, professores e demais profissionais que trabalham com os alunos com autismo é como fazer para atrair a atenção deles para a atividade apresentada.

A idéia aqui é de um livro de atividade através do qual podem ser trabalhadas as disciplinas de Matemática, Português etc. Apresenta uma variedade de possibilidades de aplicações, ficando a critério do professor e de acordo com a necessidade de cada aluno.

Sugestões de aplicabilidade:

• Conceitos matemáticos como: Números; Seqüência numérica, Operações matemática, etc.
• Disciplina da língua portuguesa: Substantivos, Verbos, etc.

Os materiais usados:
• EVA de qualquer cor;
• Feltro, velcro, Cola de bastão;
• Figuras de personagens, alimentos, animais, (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet), números, letras, etc.

A confecção:

1-Recorte o EVA no tamanho 48cm x 30cm, essa vai ser a base. Para fechar o livro, dobra um lado 18cm e fecha com o outro lado, usando só uma aba de 10cm;
2-Depois cubra o EVA com o feltro colando-o por inteiro no EVA com cola quente.
3- Em seguida cole pedaços de velcro no material dispondo como mostra a figura.( cole a face mole do velcro no livro e nas figuras cole a outra face)



4- Produza coleções de figuras, números, letras etc (o ideal que este material seja plastificado para garantir a durabilidade). No verso destes materiais cole velcros para serem grudados no livro. As coleções devem ser guardadas em sacos como mostra a figura.
Observe a figura acima para seguir como modelo.

O nome do livro é “ Meu livro mágico”, pois ele terá o conteúdo que seu dono preferir e também sempre que for usado terá uma nova cara.

O desenvolvimento:

1- Disponha o livro para que os alunos possam explorá-lo. Logo na capa tem um local onde o aluno gruda seu nome. Se ele já souber escrever, o mesmo escreverá no papel já pronto para isso, caso contrário, já deve está escrito.


2- Abrindo o livro o aluno verá que ele estará em branco, ou seja, terá só os velcros colados no mesmo. A idéia é que intuitivamente ele seja levado a querer grudar as figuras oferecidas, ou as que ele escolha, pois deverá ter coleções de figuras separadas por temas (animais, filmes, alimentos, etc.), de acordo com as preferências do aluno. Desta forma ele estará personalizando a atividade, sendo este o principal segredo do sucesso da mesma.


   
3- A partir desta idéia o professor desenvolverá a atividade, explorando-a de várias formas possíveis. Exemplos: Grudar os números, grudar figuras e depois identificar a quantidade usando números, grudar figuras e depois identificá-las usando letras, etc.

  
Experimente fazer seu material, aplique a Atividade com seu filho/aluno/paciente com autismo. Depois compartilhe conosco os resultados alcançados. Use a sua experiência e criatividade.


Boa sorte!


Autores: Ana Maria Nascimento Melo e Joaquim Melo.

Como Contar Histórias Para Autista


Tem várias formas de contar histórias para autistas. Nesta postagem apresentamos um modelo de contação de histórias desenvolvido por nós, que estamos aplicando com o Ulisses e está dando certo. Um dos desafios de educadores, terapeutas e pais é aplicar atividades que ajudem desenvolver a imaginação dos autistas. Sabemos que eles têm muita imaginação e criatividade, o que precisamos é potencializar essas habilidades com o objetivo de focar no desenvolvimento do faz de conta, que é uma dificuldade deles.

O fazer de conta é um salto do real para a abstração, é brincar com o imaginário, é representar contextos sociais, é criar novas regras, é sair de algo preso para a liberdade. Por isso é muito importante ensiná-los a brincar de fazer de conta.

PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
1º PASSO:Esta atividade de contação de história se dá através da montagem de cenário. O aluno é convidado a compor a história colocando as figuras no cenário, composto por personagens e objetos. Cada figura é grudada por velcro para facilitar a ação do aluno, tornando o ato intuitivo. O aplicador da atividade entrega para o aluno uma figura por vez apontando onde colocar cada uma. A cada figura posta no cenário o aplicador da atividade vai contando a história, nomeando os personagens e objetos. 
















2º PASSO 
Após a colocação das figuras no cenário, o aplicador entrega os personagens e objetos com base, m por vez, para ele fazer o pareamento com as figuras. Estas imagens com base é colocado atrás da figura em uma linha demarcada (Observe que para cada ponto de velcro, tem uma linha demarcando o lugar que os personagens e objetos devem ser colocados) Neste momento o aplicador de novo conta a história a cada imagem pareada no cenário.





O enredo da história é desenvolvido conforme o objetivo da atividade e nível de necessidade do aluno. Você pode usar as histórias clássicas e outras criadas por você. Escolha temas que tenha personagens que chame a atenção do aluno, pois dessa forma será mais interessante para ele e garantirá o objetivo da atividade.

HABILIDADES DESENVOLVIDASEsta forma de contação de Histórias, com a composição do cenário, ajuda a fazer com que o aluno entenda a história como um processo que tem início, meio e fim. Sabemos que este mecanismo de entendimento do processo que ele participa montando com personagens e objetos da história é uma forma que precisa ser trabalhada aos poucos. Com o passar do tempo ajudará na contação de histórias de forma tradicional.

MATERIAL UTILIZADO 

Feltro na cor opcional, no tamanho da mesa de aplicação (o ideal que esta atividade seja aplicada em uma mesa de atividade para o aluno, de forma que ele fique sentado desenvolvendo-a para não dispersar sua atenção. Você pode substituir o feltro por EVA, papelão, pano ou outro material)




Velcro branco para ser colado no feltro de maneira que tenha uma quantidade de pontos suficientes para as figuras da história e que esteja disposto para uma boa visualização.





Figuras Plastificadas dos personagens e objetos com velcro no verso.









Personagens e objetos colados em EVA com uma base para que fiquem de pé. ( abaix o o modelo de como fica a figura colada na base. os personagens usados nesta atividade foram comprados em kits de aniversários feitos de EVA, com a temática do Toy Story e Cocoricó)
Aqui estar o link de imagens das figuras usadas nesta atividades para você imprimir e colar na base como mostra nesta postagem).

Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas



Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas as atividades de forma correta.

As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.

Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a atividade.

Passo-a-passo da AtividadeFormas geométricas e cores

Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.





Atividade do Círculo com tampas de pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos representados por cada tampa.







Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.

1ª - comece com uma cor em cada folha separada.




2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.
3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.

4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.































Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.

Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão. 

Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento 
blog: Autismo no Amazonas

Nenhum comentário:

Direitos autorais

Direitos autorais