SUGESTÃO DE PLANO DE AULA - PÁSCOA




http://www.feitoamao.net/wp-content/uploads/2009/03/mascara-de-coelho.gif
Público-alvo: Crianças em fase de Educação Infantil, ainda não alfabetizadas.

Objetivo: Dar oportunidade às crianças de pensar e elaborar suas idéias e hipóteses acerca do material escrito pela interação com o objeto na relação com o outro.

Procedimento:
Iniciar as atividades em roda, organizando o trabalho do dia. Em um segundo momento discutir os assuntos de interesse do grupo e os propostos pela professora. Entregar ao grupo uma sacola contendo um bilhete e alguns pedaços de chocolate.

Ao abrir as crianças descobrirão pelo cheiro e pela cor que há ali três pedaços de chocolate. Agora o desafio lançado será descobrir o que está escrito no papel.

Será um bilhete do Coelhinho da Páscoa?

A professora, como alguém que interfere intencionalmente nos processos vividos pelas crianças buscando o avançar na construção de novos conhecimentos, neste momento, deve interferir problematizando e provocando um diálogo:

Como você sabe que é um bilhete? E o que está escrito?

OBS: As crianças ainda não alfabetizadas já realizam pseudo-leituras e fazem interpretações de textos escritos que podem estar baseados em indícios, informações e conhecimentos construídos anteriormente.
"

(...) As crianças aprendem facilmenle sobre linguagem falada, quando estão envolvidas em sua utilização, quando esta lhe faz sentido e da mesma forma, tentam compreender a linguagem escrita se estiverem envolvidas em situações onde esta lhe faz sentido e onde podem gerar e testar hipóteses ” (Smith, Compreendendo a leitura, 1989, 237).

Este diálogo entre a professora e alguns alunos contribuiu também para que outras crianças que estão ouvindo possam avançar e se apropriar de novos conhecimentos (pseudo-leitura e escrita) que socialmente são construidos, pois, na medida em que participam como ouvintes também estão interagindo com as suas hipóteses e as hipóteses dos seus colegas.

Ao final, é necessário que a professora faça a leitura do bilhete comprovando a leitura feita anteriormente por alguns alunos.

Mas aí surgirá uma nova questão: Como fazer ovos de chocolate?

A professora deve afirmar que não sabe fazer e também não tem a receita. Propondo um trabalho de formulação de hipóteses. Certamente surgirão dos alunos algumas idéias como: picar o chocolate, colocar o chocolate na panela, colocar água e açúcar. Pedir a receita a uma outra turma que já fez ovos de páscoa é uma boa opção pois proporcionará um trabalho de interação entre os alunos, possibilitando discussões sobre leitura, escrita, interpretação e construção de texto.

Um comentário:

Eduardo Targa disse...

Já percebi que você está me linkando
Vou colocar o link do seu blog, também no meu Site, obrigadão nova amiga.

Direitos autorais

Direitos autorais