Sugestão de aula - Páscoa


Tema: Chocolate e a Páscoa Ovos de chocolate
Público-alvo: Crianças em fase de Educação Infantil, ainda não alfabetizadas.
Objetivo: Dar oportunidade às crianças de pensar e elaborar suas idéias e hipóteses acerca do material escrito pela interação com o objeto na relação com o outro.
Procedimento:
Iniciar as atividades em roda, organizando o trabalho do dia. Em um segundo momento discutir os assuntos de interesse do grupo e os propostos pela professora. Entregar ao grupo uma sacola contendo um bilhete e alguns pedaços de chocolate.
Ao abrir as crianças descobrirão pelo cheiro e pela cor que há ali três pedaços de chocolate. Agora o desafio lançado será descobrir o que está escrito no papel.
Será um bilhete do Coelhinho da Páscoa?
A professora, como alguém que interfere intencionalmente nos processos vividos pelas crianças buscando o avançar na construção de novos conhecimentos, neste momento, deve interferir problematizando e provocando um diálogo:
Corno você sabe que é um bilhete? E o que está escrito?
OBS: As crianças ainda não alfabetizadas já realizam pseudo-leituras e fazem interpretações de textos escritos que podem estar baseados em indícios, informações e conhecimentos construídos anteriormente.
(...) As crianças aprendem facilmenle sobre linguagem falada, quando estão envolvidas em sua utilização, quando esta lhe faz sentido e da mesma forma, tentam compreender a linguagem escrita se estiverem envolvidas em situações onde esta lhe faz sentido e onde podem gerar e testar hipóteses ” (Smith, Compreendendo a leitura, 1989, 237).
Este diálogo entre a professora e alguns alunos contribuiu também para que outras crianças que estão ouvindo possam avançar e se apropriar de novos conhecimentos (pseudo-leitura e escrita) que socialmente são construidos, pois, na medida em que participam como ouvintes também estão interagindo com as suas hipóteses e as hipóteses dos seus colegas.
Ao final, é necessário que a professora faça a leitura do bilhete comprovando a leitura feita anteriormente por alguns alunos.
Mas aí surgirá uma nova questão: Como fazer ovos de chocolate?
A professora deve afirmar que não sabe fazer e também não tem a receita. Propondo um trabalho de formulação de hipóteses. Certamente surgirão dos alunos algumas idéias como: picar o chocolate, colocar o chocolate na panela, colocar água e açúcar. Pedir a receita a uma outra turma que já fez ovos de páscoa é uma boa opção pois proporcionará um trabalho de interação entre os alunos, possibilitando discussões sobre leitura, escrita, interpretação e construção de texto.
Receita do Ovo de Páscoa- Relatório escrito por crianças:
Ingredientes: panela,colher, forma de ovo de páscoa, chocolate, tabuleiro, água fervida, fogo.
Modo de Fazer:
Primeiro a gente pega a colher e o chocolate e pica o chocolate com a colher no tabuleiro. Coloca o chocolate picado em banho-maria para derreter. Coloca o chocolate mole na forma e bate devagarinho no chão. Coloca a forma no congelador para ficar duro. Coloca a fôrma no tabuleiro, de cabeça para baixo e dá umas batidinhas para o ovo sair da forminha. Pega uma metade, junta com a outra, aperta muito e põe em outro tabuleiro dos prontos para suar e embrulhar.
Culminância: Todas as crianças devem receber o ovinho de páscoa feito com a participação de todos e decorado também por eles com um lindo papel e laço colorido.
Através desse trabalho, os alunos poderão vivenciar a realidade da confecção dos ovos de páscoa e conscientes ou não se indagarão: "O coelhinho da páscoa existe? É ele quem faz todos os ovinhos que ganhamos no Domingo de Páscoa?"
Não cabe ao adulto quebrar o encanto da fantasia, que para a criança é fundamental, mas sim propiciar oportunidades onde cada criança, em seu momento, descubra o que é fantasia e a diferencie da realidade. Tudo o que pode ser experimentado e vivenciado é mais duradouro.
Projetos pedagógicos dinâmicos

Nenhum comentário:

Direitos autorais

Direitos autorais