Aletramento materno ( Oficina sobre alfabetização de bebês )

O conceito Aletramento Materno foi criado para abarcar a necessidade e vontade de a criança aprender a ler desde tenra idade, isto é, bebê, recém-nascido, com brinquedos específicos. Assim é possível a criança ler e desenvolver o nível de letramento a partir de dois anos de idade. A noção de que o recém-nascido deve ter contato com a escrita é fundamental. Esta percepção originou o método Aletramento Materno. É necessário familiarizar o bebê com a possibilidade de ler. Para ele, a linguagem é o maior brinquedo que possui. A palavra vista e ouvida, relacionada ao que representa – coisa, pessoa, objeto é importante para a construção de conhecimento da criança, organização das ideias e percepção do mundo, real e imaginário. Brinquedo preparado, organizado para os primeiros passos na leitura, deve ser conhecido e apreendido por qualquer adulto ligado a crianças de 0 a 6 anos ou mais. Quem conhece este método se surpreende positivamente. Agora chegou a sua vez. Seu bebê merece.

Aletramento Materno

Oficina sobre alfabetização de bebês, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília
Ensinar a adultos os métodos de estímulo a alfabetização de bebês e crianças na primeira infância é a proposta da oficina Aletramento Materno – Artesanato de Leitura, que será ministrada pela jornalista Kátia Xavier, no espaço cultural da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB), neste sábado, 8 de novembro, às 10h.
A jornalista trabalha com base nos estudos publicados no livro Como Ensinar seu Bebê a Ler, lançado em l964, pelo neurofisiatra norte-americano, Glenn Doman. A oficina será dedicada a ensinar os responsáveis pelas crianças a produzir material de leitura para esta faixa etária e trará explicações sobre a capacidade de aprendizagem destes pequenos leitores.
O método utilizado para alfabetizar as crianças é desenvolvido através de jogos dinâmicos e interativos. Kátia já realizou diversas oficinas divulgando este trabalho e começou aplicando esta pedagogia com os próprios filhos.
As inscrições para a oficina precisam ser feitas com antecedência, pelos telefones (61) 3244-3015 ou 9931-5080 e custam R$ 15,00. A Biblioteca Demonstrativa de Brasília faz parte da estrutura administrativa da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura. Além de promoções culturais próprias, a casa empresta o espaço cultural para a comunidade realizar palestras e oficinas. Parte da receita arrecadada nestes eventos é destinada à Sociedade de Amigos da BDB.
(Patrícia Saldanha, Comunicação Social, MinC)

Nenhum comentário:

Direitos autorais

Direitos autorais