IDEIAS PARA FORMULAR PROJETO / PRIMAVERA


Demonstrando as maravilhas de Deus na Primavera

A direção e equipe docente do Jardim Escola Nossa Senhora da Ajuda – localizado na Ilha do Governador – RJ, desenvolveu no 2º semestre o projeto “Vida, maravilha de Deus”. A escola religiosa fundamenta-se numa proposta pedagógica sócio-interacionista, onde a concepção do conhecimento é elaborada a partir da construção feita pela criança em interação com o meio, o objeto e as pessoas. Propondo atividades que busquem desenvolver as competências e habilidades, valorizando o contexto socio-cultural e histórico da criança, levando em consideração os valores socialmente construídos na perspectiva de estabelecer um "novo" homem, sempre melhor. Como culminância do projeto a escola organizou uma festa emocionante integrando alunos, pais e mestres. Segue o roteiro da bela dramatização musical que fez sucesso no evento da escola e pode ser imitado e adaptado a outras instituições de ensino.
Demonstrando as maravilhas de Deus na Primavera
Narrador (a): No primeiro dia da criação do mundo, com muito amor, Deus fez o céu e a Terra.
Mas só existia o escuro da Terra. Então Deus criou também o dia e a noite. E Deus viu que tudo aquilo que ele tinha criado era bom.
No segundo dia, Deus criou o céu e separou das águas. E viu que isso também era bom.
Já no terceiro dia, Deus juntou as águas em um lugar e criou o chão seco. O chão seco Deus chamou de terra e as águas ele chamou de mar.
Na terra, Deus criou as árvores, cada dia um fruto diferente e também criou as flores, folhas e plantinhas.
E Deus viu que tudo aquilo era bom.
No quarto dia, Deus então criou o Sol, a Lua e as estrelas. Colocou o Sol para iluminar o dia e a Lua com as estrelas para iluminar a noite. E Deus viu que tudo era bom.
(Entram crianças fantasiadas de sol, lua e estrela)
Deus criou os animais que viveriam nas águas e as aves que voariam no céu, cada um de uma espécie, para que assim todos os seres vivos se multiplicassem. E Deus viu que tudo aquilo era realmente muito bom.
(Entram crianças fantasiadas representando diferentes animais marinhos e aves)
Esse foi o quinto dia.
No sexto dia, Deus criou os animais que viveriam na terra, cada um de uma espécie. E Deus viu que tudo aquilo era bom demais...
(Entram crianças fantasiadas representando diferentes animais)
Então Deus disse:”Está na hora de fazer o homem e a mulher. Eles vão se multiplicar e irão reinar sobre tudo o que existe na Terra”.
(Entra um casal de crianças fantasiados de Adão e Eva)
E Deus viu que tudo era muito bom!
Deus terminou a sua criação do mundo e no sétimo dia descansou. Então abençoou e santificou esse “dia” como o “Dia do Senhor”.
Todos vieram contemplar a natureza.
(Todas as crianças cantam e dançam ao som da música “Vou cuidar da natureza” de Graça Mello)
Neste mundo maravilhoso que Deus criou as cores eram deslumbrantes e formaram mais uma maravilha: um lindo arco-íris! Que surgiu para coroar tanta beleza.
(Entram crianças vestidas com 7 cores diferentes representando o Arco-íris – cantam e dançam ao som da música da Xuxa)
Deus criou 4 estações : o inverno, o verão, o outono e a primavera, que foi escolhida como a estação mais bela, que enche de flores todo o universo.
E estas flores vieram representar e cantar para nós.
(Entram meninas vestidas de flores e posicionam-se no palco)
Assim, as flores precisam de cuidados especiais e foram escolhidos jardineiros cuidadosos para caprichar neste cuidado.
(Entram meninos vestidos de jardineiros, com regadores nas mãos, que dançam em torno das meninas (flores) ao som da canção “Jardineiro Cuidadoso”)

As flores estão desabrocham com beleza e encantamento...
(Saem os meninos do palco e as meninas (flores) dançam ao som da canção “Primavera” cantada por Eliana)
Agora, convidamos toda a criação deste Deus maravilhoso e especial para fazer uma homenagem a todos os presentes com muito carinho.
(Canto final com todas as crianças juntas. Música: “Milagre da Vida” de Michael Sullivan e Paulo Massadas, cantada por Xuxa)

Texto elaborado pela Prof. Leila Almeida
Idéias que fizeram sucesso:

  • O painel de fundo do palco foi todo confeccionado pelas crianças.
  • Haviam mesas e cadeiras decoradas (com motivo primaveril) para acomodar confortavelmente os responsáveis.
  • As mães foram convidadas a participar no figurino das crianças como, por exemplo, usando criatividade na blusa das meninas (flores) e no penteado, já as saias foram confeccionadas pelas professoras.
  • No dia da festa, antes das apresentações foram vendidos quitutes deliciosos e no final foram realizadas brincadeiras divertidas com crianças e responsáveis.

Nenhum comentário:

Direitos autorais

Direitos autorais